Sabemos que diferente  da data de celebração do dia dos namorados aqui no Brasil, o Valentine’s Day (dia de São Valentim) é comemorado no dia 14 de fevereiro ao redor do mundo. Nesta data, amigos, familiares e casais trocam cartões, chocolates, flores e presentes, como forma de demonstrar afeto uns pelos outros. Contudo, como surgiu esta data com traços da Roma antiga e do cristianismo?

Pouco se sabe sobre o santo que dá nome à celebração, mas podemos afirmar que entre vários homens da igreja com este nome, um deles era um padre durante o século três em Roma. Quando o imperador Claudius II decretou que homens solteiros eram melhores soldados do que os que tinham família e uma esposa, ele baniu casamentos para homens jovens. Valentim, percebendo a injustiça deste decreto, desafiava o imperador ao continuar celebrando casamentos de jovens soldados.

Quando seus atos foram descobertos, o imperador Claudius sentenciou o padre à pena de morte.

Outra versão da história sugere que durante o confinamento para sua preparação para ser padre, Valentim teria se apaixonado por uma mulher e enviava-lhe cartões com palavras de amor. Antes de sua morte, foi alegado que ele assinou um dos cartões com a frase “From your Valentine” (do teu Valentim), expressão que é usada até os dias atuais para nomear os cartões (os “Valentines”) enviados durante o período de celebração da data.

Existem diversas variações da história de São Valentim; contudo, ele é sempre lembrado como uma figura heroica e romântica. Durante a Idade Média, a igreja que tinha canonizado São Valentim fez dele um dos mais populares santos na Inglaterra e na França.

E você, sabia da história por trás do Valentine’s Day? Conte para nós para quem você enviaria um “valentine”.

12.fev.2019 Curiosidades valentine valentinesday onewayvalentinesday

Leia também: