No próximo domingo, dia 12 de maio, comemoramos o dia das mães. Aqui no Brasil e em diversos outros países, a data é celebrada no segundo domingo de maio  – aqui no Brasil devido a um decreto assinado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas.

A história do dia das mães tem os primeiros indícios de comemoração na Grécia Antiga, cujo povo costumava prestar homenagem, fazer ofertas e entregar presentes à deusa Reia, considerada a mãe de todos os seres. Além deles, os romanos também celebravam desta maneira, mas enaltecendo Cibele, a mãe dos deuses, com celebrações em Roma que chegavam a durar até três dias.

Nos Estados Unidos há registros da celebração no século 19. Anos antes da Guerra Civil, Ann Reeves Jarvis ajudar a iniciar o “Mother’s Day Work Club” com o intuito de ensinar as mulheres a cuidar adequadamente de seus filhos.

Mais tarde, este clube que se expandiu, tornou-se forte numa região do país que ainda era dividida pela Guerra Civil. Contudo, Jarvis organizou em 1868 o “Mother’s Friendship Day”, onde as mães se uniam à confederação dos soldados para promover reconciliação.

Algumas curiosidades sobre o Mother’s Day nos Estados Unidos:

Curiosidade 1

É muito comum presentear com flores no Dia das Mães. Você sabia que estudos e pesquisas recentes afirmam que presentear alguém com um buquê de flores traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente?

Curiosidade 2

Mais ligações são realizadas no Dia das Mães do que em qualquer outro dia do ano. Nos Estados Unidos, aproximadamente 122 milhões de ligações são feitas no dia desta celebração.

Curiosidade 3

O primeiro som que um bebê vocaliza é o “ma”, razão pela qual em quase todas as línguas a palavra “mãe” inicia com a letra “m”.

Você sabia de alguma destas curiosidades ou da história do Dia das Mães? Conta pra gente qual será o presente escolhido para o próximo domingo!

10.maio.2019 Curiosidades mother's day dia das mães

Leia também: