No dia 1º de maio celebramos aqui no Brasil do Dia do Trabalhador. Contudo, não é só aqui que este dia é celebrado. Sabia que os Estados Unidos também celebram o feriado?

Diferente de nós, os americanos celebram o Dia do Trabalhador, ou “Labor Day” na primeira segunda-feira de setembro e o dia é dedicado ao alcances econômicos e sociais de toda a classe trabalhadora. Eles homenageiam nacionalmente as contribuições dos trabalhadores para a construção do país.

A primeira celebração do Labor Day foi em uma terça-feira, mais precisamente no dia 5 de setembro de 1882 na cidade de Nova Iorque. Em 1894 a Central Labor Union escolheu a primeira segunda-feira do mês para ser a data oficial da celebração.

Com o crescimento das organizações trabalhistas, a ideia de celebrar o dia do trabalhador foi se espalhando pelos Estados Unidos, sendo celebrado em muitos centros industriais já em 1895, até chegar à proporção que tem hoje.

Algumas curiosidades sobre o Labor Day americano:

  • O estado do Oregon foi o primeiro a celebrar o Labor Day como um feriado legalmente aprovado, em 1887.
  • Em 1887, cerca de 10.000 trabalhadores marcharam do City Hall até a Avenida 42 e depois encontraram suas famílias no Wendel’s Elm Park para piqueniques, concertos e palestras.
  • Até hoje há dúvida sobre quem teria proposto a celebração do Labor Day como um feriado. Peter J. McGuire, cofundador da Federação Americana dos Trabalhadores, ou o maquinista Mattew Maguire.

Ser trabalhador é fazer parte de uma sociedade e contribuir para seu desenvolvimento. A One Way parabeniza à todos os trabalhadores!

02.maio.2019 Curiosidades

Leia também: